Santa Maria 2025 2
Anuncie sua empresa no site: “Mais Informado” e destaque-se com a credibilidade que seu negócio merece!
Márcio Torres
marcio
Santa Maria 2025
fsm 2025.1
MAIS REFORMADO
Via globo

Relógio que previne doenças e curativo para corações infartados: as tecnologias que prometem revolucionar a medicina

o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina, na Unicamp, onde quase 60 pesquisados trabalhar para aplicar a inteligência artificial na saúde preventiva.

07/10/2024 17h22
Por: Redação

MAIS INFORMADO nesta sexta-feira (4) foi até o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina, na Unicamp, onde quase 60 pesquisados trabalhar para aplicar a inteligência artificial na saúde preventiva.A ideia é que o paciente perceba um problema antes mesmo do médico, simplesmente olhando no relógio inteligente. O relógio consegue interpretar alguns dados, como batimento cardíaco, pressão arterial, nível de açúcar no sangue"A gente tenta identificar no corpo humano manifestações em diferentes sinais fisiológicos que possam nos ajudar a encaminhar o indivíduo ou paciente para especialistas o quanto antes", diz Anderson Rocha, coordenador do laboratório de IA da Unicamp.O grupo também estuda o uso dos dispositivos inteligentes para monitorar episódios de ansiedade e até a apneia do sono.“Por exemplo, se a pessoa está tendo muitos episódios de ansiedade e nem presta atenção nisso, o relógio pode, junto com os algoritmos e as técnicas, identificar: "Olha, na semana passada você teve 10 episódios de ansiedade. Você deveria procurar um especialista", completa Anderson.

Relógio que previne doenças: conheça tecnologia desenvolvida em laboratório de na Unicamp — Foto: Reprodução/TV Globo

Curativo para corações infartadoCurativo para corações infartados: tecnologia está sendo desenvolvida no Brasil

 

A reportagem também conheceu o complexo de laboratórios do Sirius, em Campinas (SP), onde conheceu as jovens pesquisadoras Samara e Cíntia, que trabalham com medicina regenerativa. A partir de células humanas, elas recriam em laboratório tecidos como pele para enxerto, e desenvolveram um curativo de colágeno e células-tronco para reativar áreas do coração danificadas por infarto.

 

"São células que a gente já tem no nosso organismo e que lideram as outras células a regenerar tecidos quando a gente tem algum dano residual", explica Cíntia Horinouchi, pesquisadora do CNPEM.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A pesquisa, que utiliza nanotecnologia, ainda precisa passar por outras fases.

Curativo para corações infartados: conheça tecnologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Curativo para corações infartados: conheça tecnologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa, PB
Atualizado às 17h05
26°
Tempo nublado Máxima: 26° - Mínima: 22°
27°

Sensação

6.69 km/h

Vento

73%

Umidade

MAIS REFORMADO 300X600
anuncie aqui
Santa Maria 2025 3
Municípios
MAIS REFORMADO 2
Últimas notícias
MAIS REFORMADO 5
Mais lidas
MAIS REFORMADO e
MAIS REFORMADO 300X250