Por Saulo Péricles Brocos Pires Ferreira
Meus Caros, vou começar nesse novo espaço novo com um tema o mais universal possível: A nova geopolítica do que é considerado “Grande Mundo”. O Ex - presidente Jimmy Carter, perguntado sobre uma possível causa de uma ultrapassagem da China sobre os Estados Unidos como maior potência econômica do planeta, fez a seguinte consideração, que acho muito pertinente: “foi no meu governo em que reestabelecemos as relações diplomáticas com a China Continental, isso em 1979, de lá para cá nós nos envolvemos em mais de 30 guerras. Enquanto a China investiu esse dinheiro que gastamos com armas soldados, etc., em desenvolver obras e tecnologia então, como essas tecnologias evoluem, a qualquer momento, essa ultrapassagem será inevitável”. De fato, a tecnologia 6G, é de propriedade da China, com Taiwan, considerada uma província rebelde, a China tem relações amistosas, nunca tentou, apesar de ter meios para isso, tentar invadir, mesmo instigada de várias formas. No começo da COVID, os taiwaneses, já tinham em dezembro recebido da China todos os respiradores artificiais que eram necessários, enquanto por aqui se distribuía remédio para malária para combater essa “gripezinha” que ceifou 700.000 de nossos compatriotas, matou e até hoje mata amigos difíceis de serem substituídos.
Mas não era exatamente sobre esse tema menor que eu quero me debruçar: são nos acontecimentos recentes. A Guerra da Ucrânia em curso há mais de dois anos, não tem como a imprensa internacional quer que acreditemos que a Rússia invada e tome para si o território desse país enorme, do tamanho ou maior do que o estado da Bahia, tem a ver com a sabotagem do “Nord Stream”, um gasoduto que estava fornecendo o tão necessário gás natural da Rússia para a Alemanha e a preços muito mais baratos que o mesmo gás retirado do xisto betuminoso extraído dos Estados Unidos e transportado pelo Atlântico. A China está terminando de construir a nova Rota da seda, em que esse transporte está sedando por meui ferroviário, oque trás lucros para os dois países, e “contorna” a Ucrânia. Então vem a guerra de Israel contra O Hamas, e os Palestinos de Gaza, Temos que saber o seguinte: Israel tem o Mossad, o melhor serviço de espionagem do mundo, e querer acreditar que esse serviço não tinha nenhuma informação sobre aquele ataque do Hamas, é uma coisa que foge a racionalidade. Existem fontes que indicam que Israel sabia que esses ataques aconteceriam há pelo menos um ano antes deles terem sido realizados, ou seja: Israel “deixou ele acontecer”, par ter para ter o pretexto de invadir e destruir Gaza. Temos o fato de o Irã ser membro dos BRICS, o que o torna menos dependente dos Estados Unidos, pois entre seus membros as exportações não se fazem usando o dólar como moeda de referência. Então uma guerra entre Israel e o Irã, seria muito bem vinda para os Estados Unidos.
Ë o famoso Big Game, onde as pedras que se movem são os interesses das grandes potências internacionais, e o Brasil que ser mais do que um peão nesse jogo, mas a extrema direita de nosso país quer que sejamos apenas mais uma república de bananas a ser, os mandados por Washington, o que aborta nosso crescimento, como já se tentou fazer sob o governo do genocida.
Espero que tenham gostado de minha explanação. Obrigado.
Recife, 22 de outubro de 2024
Mín. 24° Máx. 29°
Mín. 24° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 29°
Chuvas esparsas