A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ocorrerá na sexta-feira (26). No entanto, como se tornou tradição no evento esportivo mais importante do mundo, algumas modalidades começam suas competições já nesta quarta e quinta, na capital francesa. São elas: futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco.
Desde 2000, os dias que precedem a abertura oficial da Olimpíada eram dedicados apenas aos jogos de futebol. Mas em Tóquio, em 2021, o futebol foi acompanhado pelo softbol, modalidade que saiu do programa olímpico para 2024. A última edição dos Jogos sem eventos antes da cerimônia foi em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Nesta quarta, não há atividades oficiais da delegação brasileira. Os eventos envolvendo o Brasil começam apenas na quinta. Quatro países entram em campo às 10h (de Brasília), incluindo a seleção masculina de futebol da Argentina, que enfrentará o Marrocos em Saint-Étienne. No mesmo horário, a Espanha joga contra o Uzbequistão em Paris.
Além do futebol, iniciam-se também as competições masculinas de rúgbi, novamente sem a participação brasileira. Entre os países sul-americanos, Argentina, Uruguai e Paraguai estarão competindo nessa modalidade. O dia olímpico termina por volta das 18h (de Brasília).
Na quinta, os mais dedicados terão que acordar cedo para acompanhar todos os eventos. Às 4h, Eslovênia e Dinamarca começam as competições de handebol feminino. Meia hora depois, uma brasileira entra em ação. Ana Luiza Caetano participa da fase de classificação do tiro com arco. Essa fase definirá os confrontos eliminatórios das próximas etapas. Às 9h15, será a vez da fase masculina, com Marcus D’Almeida, forte candidato a conquistar uma medalha.
Sensação
Vento
Umidade